- Área: 400 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Vanessa Bohn Fotografias
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Bosques é uma residência unifamiliar, localizada no litoral norte gaúcho - em Atlântida, a 140 km de Porto Alegre.
O projeto foi pensado a partir do desejo da família por uma casa de veraneio para contemplação com família e amigos, com espaços de socialização e muita integração com o exterior.
O Condomínio localizado no litoral gaúcho oferece um bosque de Mata Atlântica nativa, ponto de inspiração e compromisso aos arquitetos. O terreno por sua vez contribui para as soluções organizacionais dos espaços – um terreno em formato de trapézio retângulo. Sem vizinhos aos fundos, logo se pensou em uma casa com bastante permeabilidade entre suas 2 faces, explorando muito a ventilação e iluminação naturais.
O clima tropical brasileiro nos “pede” esta integração, ao abrir os grandes panos de vidro temos a sensação de uma casa aberta a natureza.
Os desníveis da residencia criam espaços/ambientes, sem que se perda a total integração entre eles. Ficam reservados, nesta casa de veraneio, somente os dormitórios.
As áreas de serviços e cozinha também recebem grandes aberturas e integram-se com um pátio de serviços. Os espaços de preparo, cozinha e área de churrasqueira (item que não pode faltar em uma casa de gaúchos) reforçam a ideia de espaços de integração entre as pessoas.
O estar superior aproveita da bela visual para o lago, criando espaços de descanso, diversão e uma pequena biblioteca.
No uso dos materiais são priorizados os naturais: concreto em sua forma aparente, feito com formas de ripas de madeira, aparece tanto na fachada como nas lajes aparentes internamente. Piso cimentício e muita madeira no interior – seja nos moveis ou no forro do descontraído jantar.
O muro de pedra que privatiza a área da piscina em relação ao local dos veículos, atravessa a esquadria entrando na residência. O mesma e ressaltado pela iluminação noturna.
Os vãos de abertura desenvolvem-se para criar constantes e distintas relações entre os espaços internos e externos.